História
Em 25 de março de 1908, um grupo de estudantes se reuniu no coreto do Parque Municipal, em Belo Horizonte, acontecimento esse, que marcou a criação do clube.
O primeiro desafio foi o Sport Club Futebol, em 21 de março de 1909, com o placar de 3 x 0 - 0 primeiro gol foi do futuro escritor Aníbal Machado.
Principais títulos:
Campeão Brasileiro (1971), Copa Conmebol (1992/97), Campeonato Mineiro (40 títulos)
Fundadores: Aleixanor Alves Pereira, Antônio Antunes Filho, Augusto Soares, Benjamim Moss Filho, Carlos Maciel, Eurico Catão, Francisco Monteiro, Hugo Fracarolli, Humberto Moreira, Horácio Machado, João Barbosa Sobrinho, Jorge Dias Pena, José Soares Alves, Júlio Menezes Mello, Leônidas Fulgêncio, Margival Mendes Leal, Mário Neves, Mário Lott, Mário Toledo, Mauro Brachado, Mauro, Raul Fracarolli e Sinval Moreira.
Mascote
No final dos anos 30 o Galo tornou-se o mascote do clube - que segundo contam foi devido à um galo carijó, imbatível nas rinhas de galo de BH. Coube ao chargista Fernando Pierucetti - o Mangabeira - desenhar o mascote, em 1945. Um galo forte e vingador, simbolizando a bravura com que jogava a equipe.
Hinos
O clube teve um hino entre 1928 a 1968. Em 1969, à pedido da diretoria, o compositor Vicente Mota, escreveu o Hino ao Clube Atlético Mineiro.
Nós somos do Clube Atlético Mineiro
Jogamos com muita raça e amor
Vibramos com alegria nas vitórias
Clube Atlético Mineiro
Galo forte Vingador
Vencer, vencer, vencer
Este é o nosso ideal
Honramos o nome de Minas
No cenário esportivo mundial
Lutar, lutar, lutar
Pelos gramados do mundo pra vencer
Clube Atlético Mineiro
Uma vez até morrer.
Nós somos campeões do Gelo
O nosso time é imortal
Nós somos campeões dos Campeões
Somos o orgulho do esporte nacional
Lutar, lutar, lutar
Com toda nossa pra vencer
Clube Atlético Mineiro
Uma vez até morrer.
Alexandre Kallil
Fonte: www.atletico.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário